Olimpíadas: O Uruguai é tetracampeão do mundo? Entenda essa história

FIFA obriga o Uruguai a retirar duas das quatros estrelas presentes em seu uniforme, que representam os títulos das Olimpíadas de 1924 e 1928.

FIFA obriga o Uruguai a retirar duas das quatro estrelas presentes em seu uniforme que representam o título das Olimpíadas de 1924 e 1928

publicidade

O Uruguai há muito tempo utiliza quatro estrelas em seu uniforme, isso porque além dos títulos mundiais de 1930 e 1950. A Seleção Uruguaia também se utiliza dos seus títulos das Olimpíadas de 1924 e 1928 e briga para que ambos sejam reconhecidos pela FIFA.

Olimpíadas: O Uruguai é tetracampeão do mundo? Entenda essa história

Olimpíadas: O Uruguai é tetracampeão do mundo? Entenda essa história (Imagem do Google)

É importante pontuar que na década de 20 não havia Copa do Mundo e a principal competição do Futebol eram as Olimpíadas. Não haviam as regras que tornam o Futebol amador como a exigência de atletas sub-23, e principalmente, a FIFA era quem organizava o torneio não o COI.

publicidade

Após a implementação da Copa do Mundo o futebol nas Olimpíadas foi de certa forma “abandonado”, tanto que em 1932 ele não fez parte dos jogos olímpicos de Los Angeles em 1932. O que só nos mostra o quanto a FIFA tentou esquecer que o futebol esteve nas Olimpíadas. Mas em 1936 ele esteve de volta ao jogos olímpicos e permaneceu até hoje. Com uma relevância bem maior do que em seu primórdio.

Leia mais: Por que o futebol olímpico é tão diferente das outras competições?

Mas voltando ao caso do Uruguai, o mesmo quer brigar para que a FIFA reconheça as conquistas como mundiais ou para revogar a decisão da entidade. Até que a decisão seja revogada, o Uruguai vai a campo apenas com duas estrelas para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

A FIFA não é muito favorável a defender quaisquer títulos antes dos anos 60. Temos como um exemplo principal o Palmeiras e Fluminense que brigam até hoje para serem reconhecidos como campeões mundiais, entre outros. Agora basta saber se a Seleção uruguaia entrará nesta lista de clubes ignorados pela entidade.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.