Qual era a situação do Grêmio no seu último rebaixamento VS hoje?

Com a última derrota para o RB Bragantino no sábado, a situação do Grêmio é delicada no Brasileirão, tendo assim, risco de rebaixamento.

Neste sábado (31), o Grêmio perdeu mais uma partida e agora a situação do Grêmio no Campeonato Brasileiro é bastante delicada, tendo até mesmo riscos reais de rebaixamento para o Tricolor.

publicidade

O Grêmio neste último sábado (31) enfrentou o RB Bragantino em São Paulo, sendo derrotado por 1 a 0. O Tricolor Gaúcho enfrenta o lanterna do campeonato Chapecoense na próxima segunda-feira (09), pela decima quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Essa partida pode ajudar o Grêmio ao menos a respirar no Campeonato, uma vez que em 12 jogos o Tricolor tem apenas 4 empates, 7 derrotas e apenas uma vitória. Sendo por enquanto a pior campanha do Grêmio até o momento nos pontos corridos. Mesmo com dois jogos a menos, se o Grêmio vencer ambos, é bem provável que continue na zona de rebaixamento.

publicidade
Qual era a situação do Grêmio no ano de seu último rebaixamento?

Qual era a situação do Grêmio no ano de seu último rebaixamento? (Imagem do Google)

Mas voltar a 2004, o ano do último rebaixamento do Tricolor e ver algumas semelhanças ou diferenças entre as campanhas até o momento.

O Grêmio de 2004 X 2021

Em 2004 ano do último rebaixamento do Grêmio ele vivia uma situação semelhante, porém, menos calamitosa. Na decima quarta Rodada o Tricolor estava a uma posição e dois pontos da Zona de Rebaixamento com 3 vitórias, 6 empates e 5 derrotas. Naquele momento o campeonato era disputado com 24 clubes.

No final do primeiro turno o Grêmio estava na decima nona colocação, com seis vitórias, 8 empates e nove derrotas. O rebaixamento tricolor basicamente se iniciou no segundo turno, onde em 23 jogos apenas foram conquistadas 3 vitórias, 4 empates e 16 derrotas.

Embora ainda no primeiro turno já demonstrasse alguns sinais ainda no primeiro turno de que algo não estava bem. O Grêmio havia ficado algumas rodadas na zona de rebaixamento além de ter tido derrotas importantes como para o Inter no Grenal; ou a derrota por 4×0 para o Goiás.

Mas mesmo assim, o Grêmio não enxergou o rebaixamento nem mesmo a distância, afinal não era muito comum os grandes serem rebaixados.

Leia mais: Em jogo polêmico, São Paulo e Palmeiras empatam no Morumbi

No contexto atual quem recentemente esteve com uma campanha bem semelhante ao do Grêmio foi o Botafogo, que acabou caindo como lanterna do Campeonato. E até mesmo o Alvinegro neste momento tinha uma campanha mais linear, na decima quarta rodada o time abria a zona de rebaixamento com 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. O que significa que o Grêmio deve ligar o Alerta.

O tricolor corre sério risco de ser rebaixado, pois tem uma das piores campanhas da história dos pontos corridos.

É preciso tentar reencontrar a vitória ainda no primeiro turno, para conseguir tentar evitar o rebaixamento com chances reais de escapar e dependendo só de si mesmo.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.