Por que o futebol olímpico é tão diferente das outras competições?

Hoje vamos entender Por que o futebol olímpico é tão diferente das outras competições presentes nas olimpíadas. Entenda tudo AQUI!

Hoje vamos entender por que o por que o futebol olímpico é tão diferente das outras competições presentes nas Olimpíadas!

publicidade

É muito comum ouvirmos falar em Seleção principal e seleção olímpica, esse ano ficou mais em evidência, uma vez que a Copa América foi disputada em paralelo com a preparação para as Olimpíadas . Assim muita gente pode ter se perguntado se “existe alguma diferença?” ou para aqueles que acompanham a mais tempo podem se perguntar, “por que o futebol olímpico é diferente de outras competições?”, hoje vamos responder.

Por que o futebol olímpico é tão diferente das outras competições

Por que o futebol olímpico é tão diferente das outras competições (Imagem do Google)

É normal que nas Olimpíadas em algumas modalidades tenhamos atletas competindo até quase os quarenta anos sem muitos problemas. Mas no futebol em sua maioria apenas um ou outro jogador tem trinta anos. Com isso como nós falamos nas zebras das Olimpíadas , muitas seleções que tem um ou dois destaques acabam ganhando muito mais destaque e em alguns casos até o lugar mais alto no pódio.

publicidade

Leia mais: As seis maiores goleadas da história da Copa do Brasil

Por isso hoje vamos entender como funciona a convocação para as Olimpíadas são diferentes de outros esportes.

A diferença entre do futebol olímpico

Muitos podem não saber, mas as Olimpíadas incialmente e até hoje são um evento esportivo amador, embora a partir de 1988 já fossem permitidos a inclusão de atletas profissionais. Assim cada esporte tem sua particularidade de acordo com sua relevância basicamente. Hoje em dia apenas boxe e a luta são esportes amadores, mas ainda sim possuem algumas particularidades.

No caso do Futebol as equipes, são em geral sub-23, ou seja, apenas para atletas menores de 23 anos, com a permissão de 3 jogadores acima desta idade. Com isso o evento continua tendo um ar mais amador e não compete em nível de relevância com a Copa do Mundo.

Apesar de a Copa do Mundo ser o maior evento do futebol as Olimpíadas vieram antes e essa antiguidade até mesmo fazia com que muitas seleções a vissem com melhor do que a Copa do Mundo. Embora isso tenha durado no máximo até os anos 50, logo após foram as Olimpíadas que passaram a ser mais desprivilegiadas com algumas seleções como o Brasil mandando apenas combinados para as Olimpíadas.

Portanto, é por isso que o futebol olímpico é tão diferente dos outros esportes. Nas Olimpíadas muitas vezes nós não vemos os maiores craques, isso porque ela não conta como data FIFA assim alguns clubes sequer liberam seus atletas.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.