Olímpiadas: As maiores zebras do futebol olímpico – parte 1

Vamos relembrar algumas das maiores zebras do futebol olímpico. Seleções de menor expressão que fizeram história nas Olímpiadas.

Vamos relembrar algumas zebras do futebol olímpico, seleções de menor expressão que fizeram história nos jogos

publicidade

Mais do que na Copa do Mundo as olímpiadas é o local onde mais acontecem zebras, por se tratar de um torneio sub-23 com apenas 3 jogadores profissionais, algumas seleções acabam se destacando. Afinal muitas seleções emergentes no futebol mundial são seleções de um ou dois jogadores.

Na história das olimpíadas muitas são as seleções que acabaram desbancando até mesmo campeões mundiais. Por isso vamos ver quais são as maiores zebras do Futebol Olímpico. Nesta primeira parte vamos apenas destacar as seleções que não ganharam medalha, mas fizeram boas campanhas.

publicidade
Olímpiadas: As maiores zebras do futebol olímpico - parte 1

Olímpiadas: As maiores zebras do futebol olímpico – parte 1 (Imagem do Google)

As zebras do futebol olímpico

República Unida do Árabe – 1964

Hoje em dia a República Unida do Árabe representa o Egito, ao menos nesta ocasião, mas durante um curto período ela representou a junção de Egito e Síria. Nas Olímpiadas de 1964 ela conseguiu seu maior feito. No grupo contra Brasil, Checoslováquia e Coreia do Sul, ela conseguiu um empate contra o Brasil, perdeu para a Checoslováquia e venceu por 10 a 1 a Coreia do Sul. Assim eliminando o Brasil no Saldo de gols.

Nas quartas de final bateu por 5 a 1 a seleção de Gana e perdeu nas semifinais para a Hungria e novamente na disputa pelo bronze para a Alemanha Oriental.

Leia mais: O futebol feminino está sujeito as zebras como o futebol masculino?

Iraque – 2004

O Iraque em 2004 não teve o grupo mais difícil do mundo, com Costa Rica, Marrocos e Portugal, muita se pensava que os classificados poderiam ser Costa Rica e Portugal. Isso porque ambos estavam presentes na última Copa do Mundo e também pelo nível de seus adversários. Entretanto, o Iraque surpreendeu a todos, com uma vitória por 4 a 2 sobre Portugal de Cristiano Ronaldo, vitória por 2 a 0 sobre a Costa Rica e uma derrota para o Marrocos por 2 a 1. O Iraque conseguiu passar como primeiro do seu grupo.

Nas quartas de final venceu a Austrália por 1 a 0 e perdeu na semifinal para o Paraguai por 3 a 1. Na disputa pelo bronze perdeu novamente para a Itália por 1 a 0. Esse foi o maior feito na história do futebol do Iraque fazendo com que ele seja uma das maiores zebras do futebol olímpico.

Honduras – 2016

Honduras não é uma seleção tão desconhecida dos brasileiros afinal ela simplesmente eliminou o Brasil da Copa América de 2001. Mas em 2016 Honduras provoca nova surpresa, isso porque na primeira fase ela conseguiu avança no grupo de Portugal e Argentina. Com uma vitória por 3 a 2 sobre a Argélia; uma derrota para Portugal por 2 a 1 e um empate com a Argentina, Honduras se classificou pelo saldo de Gols.

Nas quartas de final eliminou a quarta colocada de 2012 Coreia do Sul; mas na semifinal contra o Brasil perdeu por 6 a 0. Na disputa pelo Bronze perdeu novamente para a Nigéria.

João Gabriel
Escrito por

João Gabriel

Formado em Letras: Português e Inglês, é um amante do futebol de todos os cantos do globo e vem se dedicando a expor sua paixão pelo futebol como redator especialista do Guia do Boleiro.