Brasil vai jogar de azul contra Costa Rica, pela 2ª rodada da Copa 2018

0
79555
brasil-azul-contra-costa-rica-uniforme

A FIFA publicou que tanto Brasil como Costa Rica terão de utilizar seus respectivos uniformes de número 2 no duelo desta sexta-feira, pela segunda rodada da Copa do Mundo de 2018, às 9h de Brasília. A seleção brasileira jogará de azul, portanto, na partida decisiva para a equipe de Tite no Mundial da Rússia.

O Brasil não utiliza seu uniforme azul desde a Copa de 2010 e, se depender dos supersticiosos, a seleção brasileira não terá a sorte do seu lado, já que, naquele Mundial, o time de Dunga foi eliminado pela Holanda nas quartas de final da competição e trajava camisa azul, shorts branco e meiões azuis.

Voltando ao duelo de Brasil x Costa Rica, a entidade máxima do futebol resolveu tomar essa decisão pois acredita que os uniformes principais das duas equipes são um pouco parecidos nas cores. Vale lembrar que a seleção brasileira apenas empatou seu primeiro jogo e precisa de uma vitória para sua classificação para a segunda fase ficar mais tranquila.uniforme azul brasil copa 2018

A camisa titular da seleção brasileira de Tite é amarela, enquanto a camisa principal da Costa Rica é vermelha. Por mais que realmente sejam bem distintas na tonalidade, a FIFA tem adotado esse padrão nas partidas do Mundial da Rússia até o momento. Nos jogos de Irã x Espanha e Inglaterra x Austrália, a FIFA também pediu para que as quatro seleções utilizassem seus uniformes reserva.

Para quem não se lembra, na Copa de 2014, a FIFA reivindicou que as marcas esportivas e as seleções priorizassem uniformes monocromáticos. Isso acabou gerando um desconforto de muitas seleções, e a entidade acabou flexibilizando um pouco essa exigência.

No Mundial no Brasil, a seleção brasileira de Felipão começou a Copa jogando com shorts brancos, mas no decorrer da competição, a FIFA aceitou que a equipe canarinha ficasse com seu uniforme mais tradicional: shorts azuis com camisa amarela.

A FIFA sempre defendeu que a Copa do Mundo, um dos maiores eventos do planeta, é transmitido para milhões de espectadores e uma porcentagem considerável deles conta com televisores em preto e branco e por esse motivo ela tem essa preocupação com as cores dos uniformes.

Muitos críticos, no entanto, defendem que a FIFA está mais preocupada com os erros de arbitragem e por isso querem um destaque cada vez maior nos uniformes das equipes. Outros até dizem que a FIFA também estaria fazendo com que as camisas de número 2.

O retrospecto do uniforme azul do Brasil nas últimas Copas do Mundo

A exigência da FIFA em fazer com que Brasil e Costa Rica utilizem seus uniformes de número 2, ou seja, com Neymar, Phillipe Coutinho e cia presentes em campo com a camisa azul, traz uma má lembrança na Copa de 2010. No entanto, para quem acompanhou, é só resgatar mais na memória para se lembrar que o uniforme azul trouxe sorte para o Brasil antes da eliminação para a Holanda.

Em 2002, por exemplo, o Brasil de Scolari venceu a Inglaterra nas quartas de final jogando de azul. Já em 1994, na Copa nos Estados Unidos, a seleção brasileira bateu a Suécia com o lendário gol de Romário e sua camisa azul, em um Mundial que sagrou o Brasil como tetracampeão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here