Nike pode ajudar Real Madrid a contratar Neymar, diz jornal espanhol

0
459

O jornal espanhol AS publicou nesta terça-feira que a Nike pode ajudar o Real Madrid a contratar Neymar já na próxima janela de transferência. Segundo a publicação espanhola, a empresa estadunidense ajudaria a pagar a multa rescisória de Neymar com o PSG, que é de 400 milhões de euros (R$ 1,6 bilhão). 
>> Leia também: Termos do contrato da Nike com Neymar são divulgados [[imagem46906]]

Além de publicar que a Nike pode ajudar o Real Madrid a contratar Neymar, o jornal AS lembrou que a Adidas paga atualmente ao Real Madrid a quantia de “apenas” 40 milhões de euros por temporada em contrato previsto até 2020.[[imagem46907]]

Em maio do ano passado, a revista alemã Der Spiegel publicou, com contribuição de informações do site Football Leaks , que a Adidas preparou um contrato para permanecer como fornecedora de uniformes do Real Madrid pela quantia total de 1 bilhão de euros (R$ 3,5 bilhões) para estender a parceria até o ano de 2024. Em números práticos, a Adidas pagaria anualmente o valor de 100 milhões de euros por temporada e complementaria com o cumprimento de metas. No entanto, até o momento não houve um pronunciamento de que as partes renovaram contrato, ou seja, talvez o Real Madrid não concordou com os termos.[[imagem46908]]

Realmente, o valor de 40 milhões por temporada está bem defasado nos dias de hoje, quando o contrato atual da Nike com Barcelona está em 155 milhões de euros (o mais caro atualmente), mas regido em função do cumprimento de metas, principalmente em conquistas na Champions League. O contrato da Adidas com o Manchester United também está embasado em cumprimeiro de metas e tem valor um pouco menor.

Apesar de um valor defasado, esse fenômeno é muito normal nos dias de hoje. O Barcelona, por exemplo, ganhava um valor de 33 milhões de reais bruto e passou para 155 milhões de euros em novo acordo firmado em outubro 2016, mas em um vínculo regido, lembrando mais uma vez, por valores embasados no rendimento do time catalão.

Diante desse quadro, é difícil que a Adidas perca o Real Madrid, e a marca deve mesmo atualizar valores e chegar a quem sabe um acordo em torno de 200 milhões de euros até 2020. Entretanto, o jornal catalão Sport publicou em setembro de 2016 que a Nike teria oferecido 120 milhões de euros por temporada para vestir o Real Madrid.

Com relação ao quadro de jogadores patrocinados, no entanto, o cenário é diferente. É claro que o Real Madrid gostaria muito de contar com Neymar, o jogador que deve se tornar em breve o melhor do mundo, já que Cristiano Ronaldo (33) e Messi (30) já passaram a barreira dos 30 anos.

Se para o Real Madrid seria bom, para a Nike, a vinda de Neymar para o Real Madrid seria excelente. Não sabemos até quantas temporadas o português Cristiano Ronaldo conseguirá se manter entre os três melhores do mundo. Seu porte físico e desempenho são excepcionais para um atleta de 33 anos e ele pode seguir assim por mais algumas temporadas, mas depois, claro, não conseguirá manter sua performance.

Sendo assim, a chegada do ainda jovem Neymar seria a melhor cartada da Nike. A marca conseguiria ter a maior estrela do time madridista num time patrocinado pela Adidas. Pelo lado rival, Messi, um atleta Adidas e com 30 anos de idade, pode dar lugar ao brasileiro Coutinho, também patrocinado pela Nike e maior contratação da história do clube catalão.