361° Sport quer desbancar Nike e vestir Brasil e clubes brasileiros, diz revista

0

A revista Veja publicou uma nota neste final de semana afirmando que a marca esportiva chinesa 361° Sport está com um apetite gigantesco para entrar no futebol brasileiro e quer ultrapassar a Nike no mercado nacional num prazo de até dez anos. O veículo de informação afirmou que representantes da gigante empresa esportiva farão visitas à CBF e a clubes brasileiros para tentar se firmar como a nova fornecedora de uniformes dessas equipes e, principalmente, da seleção brasileira.[[imagem42833]]

Mas quem é 361° Sport? A 361° Sport quer vestir o Brasil e desbancar a Nike? Se você tentar puxar pela memória, talvez consiga se lembrar que a marca chinesa foi a patrocinadora esportiva oficial das Olimpíadas de 2016 no Brasil. Com faturamento de US$ 1 bilhão por ano, a 361° Sport é, ao lado da Li Ning, uma das maiores marcas esportivas da região asiática. Falamos mais sobre ela na parte de baixo dessa matéria, mas primeiramente vamos abordar o cenário brasileiro.

A 361° Sport quer ultrapassar a Nike no mercado nacional num prazo de até dez anos. Como é que é? Seria possível? Realmente a informação apresentada pela Veja fala sobre um desejo extremamente ambicioso e uma possibilidade pequena. Nike e Adidas são disparadas as maiores marcas esportivas do mundo. No entanto, nos últimos anos, muitas marcas médias e até pequenas conseguiram, e às vezes conseguem atualmente, ser parceiras de grandes equipes de futebol, sobretudo no mercado brasileiro, como foi o caso da Dry World no Fluminense e Atlético-MG. Coloque também na balança que o governo chinês está investindo pesado no futebol em todos os sentidos, e isso com certeza é levado para as marcas esportivas.[[imagem42836]]

No ano passado, publicamos duas matérias especiais sobre o tema. Na primeira, explicávamos que a desvalorização do Real abriu oportunidade para um domínio de marcas estrangeiras, incluindo de pequeno porte como a Dry World. Neste caso, entretanto, o problema da marca canadense foi um apetite completamente fora do que poderia realmente alcançar. O exemplo da Under Armour no Brasil é um caso de como uma empresa menor que as gigantes deve entrar aos poucos no mercado. Na segunda especial gb, mostramos que alguns clubes, principalmente os europeus, estavam preferindo ser vestidos por marcas menores para ganhar uma atenção especial delas e um uniforme mais exclusivo. [[imagem42837]]

O mercado brasileiro, portanto, é propício para uma entrada de marcas estrangeiras pela questão de preços mais baixos (incluindo a desvalorização do Real), por uma vontade dos clubes em ter um uniforme mais exclusivo e atenção das marcas e também pelo status que a marca ganha ao por os pés no Brasil: ela está no “país do futebol”, por mais depreciações que o futebol e a moeda brasileira tenham sofrido nos últimos anos. 

>> Nike corta blusa da Adidas em foto de Cristiano Ronaldo

Um aspecto mais pitoresco neste quadro brasileiro do mercado esportivo é que a mesma Veja havia publicado em abril que a Nike estava sofrendo pressões do governo estadunidense para que a marca rompesse com a CBF, entidade que está sendo investigada há alguns anos pelas autoridades norte-americanas por envolvimento em corrupção, junto com a própria FIFA.

A 361° Sport no futebol [[imagem42834]]

Hoje em dia, realmente, a marca chinesa é praticamente inexpressiva no esporte bretão. Não se tem conhecimento de nenhum clube, no mínimo médio, que é vestido pela 361°. O que se sabe, no entanto, é que a marca já tem alguns modelos de chuteira lançados e jogadores patrocinados. Por ironia, a chuteira da 361° Sport é muito parecida com a Nike Mercurial Superfly, de cano alto.

O fato de a 361° Sport ser inexpressiva atualmente no futebol, contudo, não impossibilita de ela alcançar o que a revista Veja afirma. A Under Armour começou pequena e foi entrando aos poucos no futebol. Mais recentemente, a New Balance tem crescido degrau por degrau, conquistado cada vez mais clubes e feito um bom trabalho de produtos como chuteiras e camisas de futebol de qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here