Quase metade dos clubes da 1ª divisão do Espanhol não tem patrocinador

0
159

[[imagem38591]]Para esta temporada, os clubes da Premier League contrataram pesado e conseguiram um recorde de 220 milhões de euros na soma dos patrocinadores máster das equipes participantes do torneio. Em outra realidade completamente diferente, o Campeonato Espanhol pena bastante no momento para conseguir cifras importantes para captação de recursos.

Quase metade dos 20 integrantes de La Liga (sete equipes) não está com um patrocinador máster. Os clubes são Betis, Granada, Leganes, Osasuna, Valencia, Sevilla e Alavés. Entre esses nomes estão times que têm renome internacional, e a não-captação de um parceiro comercial extremamente importante na frente da camisa pode ser causado por dois aspectos: o mau rendimento em competições internacionais nos últimos anos e a incapacidade das diretorias em mediar um contrato importantíssimo para o clube.

Pode-se até levantar o argumento de que a Premier League conta com a língua inglesa, a mais falada no mundo (com exceção, claro, do Mandarim e Hindi das gigantescas nações de China e Índia, respectivamente). No entanto, a língua espanhola fica logo abaixo da inglesa, ou seja, tem um clamor internacional muito grande. Se isso fosse uma barreira, os clubes do Brasil iriam sofrer demais com isso.[[imagem38592]]

Se foram sete clubes que ainda não fecharam um patrocinador máster, vale lembrar também que o Celta de Vigo e o Barcelona fecharam contrato nos últimos momentos com a cervejaria Estrella Galicia e a companhia aérea Qatar Airways, respectivamente.

Por ser um país bastante tradicional (destaque inclusive para o Athletic de Bilbao que só aceita jogadores bascos no time), os clubes da Espanha estão sofrendo bastante na questão de profissionalizar seu departamento de marketing, sendo que alguns nem contam com isso. Ainda vemos isso pelo Brasil, mas o quadro melhorou bastante por uma questão até de sobrevivência do próprio clube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here