Adidas, Erreà, Icelandair. A façanha da Islândia é celebrada por patrocinadoras

0
165

A seleção mais carismática da Eurocopa 2016, a Islândia, chega às quartas-de-final da competição e faz o duelo com a dona da casa, França, no próximo domingo às 16h00. Como sempre, as marcas patrocinadoras se agarram no sucesso de uma equipe para exporem suas marcas. Dessa vez, no entanto, o feito histórico e notável dessa seleção estreante em Eurocopas pegou as empresas completamente desprevenidas, caso da Adidas e da Erreà, mas não da Icelandair, que se preparou antes mesmo da surpreendente performance da Iceland na Euro. Leia agora a nossa especial. [[video37707]]

Parceira da federação islandesa de futebol há mais de quatro décadas, a companhia aérea Icelandair criou um vídeo com produção cinematográfica, similar a uma superprodução, de duração de 1 minuto e 45 segundos. Esse vídeo capta toda a história e sentimento dos habitantes e dos jogadores durante a história da seleção de futebol da Islândia, principalmente na falta de tradição e estrutura para a prática do esporte bretão e das decepções e goleadas sofridas pelo time em competições internacionais. 

Além de um vídeo muito bem produzido e algumas outras ações, como a assinatura de todos os jogadores em um painel colado à uma aeronave da Icelandair, a companhia aérea divulgou o filme no dia 18 de junho, ou seja, a Islândia ainda não havia vencido a Áustria por 2 a 1 na última rodada (dia 22) e provavelmente ainda não tinha empatado com a Hungria no mesmo dia da publicação. O vídeo deve ter sido feito apenas para uma participação honrosa e inédita na Euro, mas ganhou repercussão mundial e mais de 1 milhão e 300 mil visualizações na página da Icelandair no Facebook após as façandas da "equipe viking" na Euro. [[imagem37703]]

Se a Icelandair “deu sorte” com a classificação islandesa para a fase eliminatória, Adidas e Erreà tiveram que correr atrás do prejuízo, principalmente depois da vitória homérica de virada sobre a Inglaterra por 2 a 1 nas oitavas-de-final. A Adidas se agarrou ao fato de patrocinar o jogador mais importante da Islândia, o meio campo Birkir Bjarnason (atleta do Basel), e montou um gif animado com duas fotos do islandês.

O texto do post da Adidas diz: “Ice Ice Baby. @bbjarnason8 and @A_Finnbogason: First #EURO2016 knockout upset. #FirstNeverFollows”, marcando não só ele como o outro atleta patrocinado Alfreð Finnbogas, atacante no FC Augsburg. #FirstNeverFollows é a atual campanha mundial da Adidas, e a frase Ice Ice Baby se refere ao início das letras do país e a um dos refrãos mais conhecidos no mundo da música, feito pelo cantor Vanilla Ice. 

A Erreà foi outra que teve de “trocar o pneu com o carro andando”, mas tem feito um bom trabalho de repercussão e vínculo com a seleção islandesa e já havia iniciado uma campanha com a classificação inédita da seleção azul para disputar a Euro. Além de confeccionar camisas com um design chamativo e diferente, principalmente por essas listras se desfazendo perto do símbolo da federação (KSI), a marca havia criado um vídeo com uma relativa produção e a campanha “Break the Ice”. 

Com os bons resultados do azarão da Euro, no entanto, a Erreà realocou seus esforços para aproveitar essa “febre viking” e tem feito seus posts e comemorado as boas vendas de camisas da seleção islandesa. Antes mesmo da partida com a Inglaterra, a marca esportiva fez um post com a camisa da seleção e capas de jornais que enfatizavam a façanha da Islândia. Depois publicou uma foto com o coro do “grito viking” puxado pelos jogadores após a vitória sobre a Inglaterra – o momento mais emocionante da competição até o momento. E, por último, postou uma imagem da sede da Erreà com dezenas de consumidores comprando a camisa da Islândia. Com certeza, as vendas dessas camisas vão alcançar recordes jamais imaginados pela marca e pela seleção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here