Nike Anti-Clog: Chuteiras da marca incorporam tecnologia contra a lama

0

[[imagem36050]]

As inovações apresentadas durante o Nike Innovation Summit para o mercado de equipamentos de futebol não se limitaram a novas tecnologias para os uniformes. Pensando em resolver um grande problema dos atletas quando os jogos acontecem debaixo de chuva, a empresa norte-americana apresentou a Tração Anti-Clog (anti-entupimento, em tradução livre do inglês), sistema que promete evitar o acúmulo de lama na sola das chuteiras.

Assista ao vídeo oficial de lançamento da tecnologia contra a lama:

[[video36057]]

Segundo o vice-presidente da Nike Futebol Max Blau, os jogadores sempre aceitaram o acúmulo de lama como um problema insolúvel, mesmo que ela aumentasse o peso da chuteira e pudesse até provocar escorregões. A marca, porém, se sentiu desafiada a encontrar uma solução. "O objetivo da Nike Futebol é ajudar o atleta a jogar em alta velocidade, não importa a situação do campo. Por isso temos o compromisso de resolver esse problema", diz Blau.

> Nike lança série de novidades tecnológicas para seus uniformes. Conheça

Assim, durante dois anos o novo sistema foi desenvolvido juntando ideias das equipes de pesquisa, design e materiais. A promessa é que o Anti-Clog impedirá a lama de se acumular na sola das chuteiras, garantindo tração total mesmo nas piores condições.

Vídeo mostra teste e comparação do sistema com chuteiras "normais":

[[video36058]]

O curioso é como a Nike chegou a uma solução considerada eficiente. Um dos especialistas envolvidos no projeto, Jeremy Walker é doutor em química e engenharia de materiais. Ele explica que a tentativa inicial foi criar sistemas de soluções mecânicas para expulsão da água, mas depois de alguns testes foi concluído que nenhuma dessas soluções seria viável durante a vida útil das chuteiras, o que levou a uma ideia completamente oposta.

Conheça as diferenças entre camisas de jogo, réplica e torcedor da Nike

"Paramos de tentar expelir a água e começamos a pensar numa maneira de usá-la para nosso benefício. Criamos uma camada lubrificante, que não prejudica a tração. Nesse processo, foi importante compreender a estrutura molecular da lama. Assim, desenvolvemos uma solução hidrofílica que ajuda a impedir o acúmulo de lama na placa", explica.

[[imagem36051]]

[[imagem36052]]

Assim, a solução final foi acrescentar à sola um polímero que se adapta à exposição à água. "Já testamos a Tração Nike Anti-Clog em jogadores de todo o mundo. Quando saem de campo, eles logo começam a usar as técnicas tradicionais para retirar a lama das travas. Mas aí percebem que quase não há lama acumulada na sola. Eles não acreditam que isso seja possível", comemora Blau.

Chuteira Adidas X ganha última combinação de cores de sua primeira geração

Por enquanto, a Tração Nike Anti-Clog estará disponível apenas em quantidades limitadas e vendidas exclusivamente pelo aplicativo Nike Futebol a partir do dia 15 de abril. As versões especiais das chuteiras Hypervenom, Magista e Tiempo trarão no calcanhar um hexágono que simboliza a presença da tecnologia.

[[imagem36053]]

[[imagem36054]]

[[imagem36055]]

[[imagem36056]]

Siga o Guia do Boleiro no Twitter e no Instagram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here