O que a Nike prepara para Corinthians campeão? Camisa reserva vem aí?

0
159

LANÇADA: Corinthians apresenta nova camisa reserva após conquista

O Corinthians está pertíssimo de se sagrar campeão brasileiro de 2015. Já se viu de tudo no futebol, principalmente numa partida, mas esse hexacampeonato alvinegro está praticamente garantido. Diante disso, as empresas patrocinadoras do Timão já se preparam para aproveitar seu vínculo com o clube e amplificar suas marcas. E a Nike, que sempre fez renomadas ações de marketing com o Corinthians, o que prepara desta vez?   A única coisa certa é que a Nike fará alguma ativação, e ela chegará imediatamente após a conquista. Sempre foi assim nas outras vitórias. Pode ser divulgada na virada desta quinta-feira para a sexta, pode ser na próxima rodada,… Ou pode ficar arquivada, apesar de ser ínfima a chance de o Corinthians perder o título neste ano. E o que vem por aí?

A probabilidade de Corinthians e Nike aproveitarem a chegada da taça para lançar uma nova camisa reserva para o clube alvinegro é grande. Os dois haviam decidido não lançar o manto número 2 de 2015, cujo provável design já havia vazado (veja foto abaixo), neste ano devido à crise no Brasil misturada a estoques cheios da Nike, segundo havia informado o site ESPN. No entanto, marca e clube podem aproveitar a euforia do hexacampeonato para lançar esse uniforme reserva. Se isso não acontecer, este será o primeiro ano que o Corinthians não terá segunda camisa desde que a Nike começou a vestir o Timão em 2003, quando entrou no lugar da Topper.

[[imagem33807]] Além do provável lançamento da camisa 2, a Nike pode ativar também uma ação de cunho emocional, que mexe com a paixão do corinthiano. Foi assim no centenário do clube, com a campanha de sucesso República Popular do Corinthians, na taça inédita da Libertadores e na conquista do Brasileirão em 2011, com o vídeo Vivemos de Corinthians, narrado pelo então presidente Andrés Sanchez.

Neste ano, no entanto, o cenário é diferente. Naquelas épocas, a Nike só vestia o Corinthians. Hoje, somam-se Internacional e Coritiba, já que Bahia trocou para Penalty e Santou assinou com a Kappa. O principal, no entanto, não passa por uma divisão de atenção com outros clubes, mas primordialmente porque, com o fim da Copa do Mundo de 2014, a Nike virou sua chave das iniciativas para a posição das Olimpíadas.

Com a mudança de foco do futebol para os esportes olímpicos, a estratégia da Nike no mundo perdeu um pouco de espaço no esporte bretão. Outras marcas “roubaram” times Nike, como a Adidas que fechou com Manchester United e Juventus. No entanto, a Nike no Brasil consegue manter seu pesado investimento no futebol. Apesar de uma presença forte da Adidas no Corinthians com os patrocinados Jadson, Ralf, Felipe e Renato Augusto, a marca norte-americana ainda consegue manter a maioria com Malcom, Vagner Love, Elias, Uendel, Gil, Edilson e Cassio. [[video33805]] 

A Nike, portanto, não vai deixar passar em branco (somente) a conquista, vai entrega-la em preto e branco. Vai, com certeza, dar o start de uma campanha logo após a conquista do título, seja quando ele vier (vale lembrar que ainda existe uma chance quase nula de não conquistar o título). Deve vir mesmo a nova camisa reserva do Corinthians para 2015. A suposta que havia vazado trazia faixas horizontais, ao invés das verticais, assim como a titular do Barcelona. Pode ser que a Nike venha com um vídeo. Ou pode ser que venham os dois. E ainda mais ações. Se vier um filme, o que viria por aí?

Antes, o Corinthians não tinha uma Libertadores, e isso mudou. Antes, como quase sempre foi na história alvinegra, a vitória vinha diante de muita luta em campo e de forma bem apertada. Neste ano, a performance em campo de vencer com sofrimento passou longe também. O Timão, pelos próprios números, está sendo o melhor time do Brasileirão com folga. Será que o treinador Tite ganhará amplificação na ação da empresa de Oregon? É esperar a definição do título para se conhecer essa nova ação da Nike, cujas campanhas sempre foram abraçadas pelo torcedor fiel.

Relembre abaixo outras ações da Nike para o Corinthians: [[galeria]]