Altos salários forçam Barcelona a aceitar Qatar e Botemanía como patrocinadores

0
52

[[imagem33088]]O Barcelona está num sinuca de bico, expressão antiga e que significa uma jogada de difícil resolução. Nas últimas duas temporadas, o time catalão realizou contratações importantíssimas e muito caras, o que elevou a folha salarial a consumir cerca de 75% da arrecadação atual do clube espanhol. Com essa situação, o clube tem que encontrar uma maneira de explorar ao máximo sua imagem, e as patrocinadoras Qatar e Botemanía podem contribuir para os planos do clube e chegar a 100 milhões de euros anuais em patrocínios na camisa do clube.

A Qatar Airways é a patrocinadora máster do time de Messi e cia e quer se tornar a marca que paga o maior valor a um clube de futebol, ultrapassando a campeã Chevrolet, parceira do Manchester United com uma impressionante cifra de 47 milhões de libras por ano. Já a Botemanía é uma empresa de apostas na Espanha e quer entrar com sua marca nas camisas de treino do time azul-grená, estando disposta a pagar US$ 40 milhões ao clube. As duas empresas, no entanto, não são bem vistas por alguns cartolas e podem “manchar” um pouco a imagem do Barça.

O país Qatar atravessa uma terrível ditadura e isso balança os planos da Copa do Mundo de 2022, mesmo que a nação esteja se preparando de forma incrível para ser mais do que uma boa anfitriã. Além de ser uma empresa de apostas, a Botemanía é muito “regional e pequena” para os olhos do mundo do marketing e para estampar a camisa de um dos maiores clubes do planeta. [[imagem33089]]

Mesmo com tudo isso, o Barcelona, como já foi dito, precisa chegar a cerca de 100 milhões de euros em patrocinadores de camisa e deve aceitar as ofertas. Estampar essas marcas pode, por outro lado, desvalorizar a imagem do clube catalão? Temos que aguardar o desfecho da história.

Vale lembrar, contudo, que a 9ine, empresa de Ronaldo Fenômeno, havia recomendado a Neymar há alguns anos que o brasileiro não fechasse contrato com a Tenys Pé Baruel, pois seria uma marca pequena perto da estrela de Neymar Jr. O atacante, no entanto, fechou acordo com a marca e isso parece não ter atrapalhado a imagem do brasileiro, que hoje tem contratos importantes com Panasonic, Volkswagen e Rexona, entre outros. Pelo contrário, até contribuiu para que posteriormente a Tenys Pé fechasse parceria com o Barcelona. [[imagem33090]]