Manchester United e Adidas são acusados de sexismo por camisa feminina muito decotada

0
147

A nova parceria entre Manchester United e Adidas mal começou e já se tornou alvo de uma polêmica nas redes sociais. Após o lançamento dos uniformes do clube inglês feitos pela marca alemã, no último sábado, diversas torcedoras acusaram a marca de ter sido sexista por produzir uma camisa feminina muito decotada, enquanto outras elogiaram a empresa por finalmente criar um uniforme realmente feminino.

[[imagem30456]]

"Sério Adidas? Porque a gola em V é tão baixa comparada à dos homens? Algumas de nós não gostam de mostrar o decote", questionou a internauta Helin, em seu perfil no Twitter @MUnitedGirl, um dos primeiros a levantar a polêmica. Outra torcedora, Lucy Varley, disse que não se sentiria confortável para usar a camisa no estádio, que seria estranho usar uma roupa tão "reveladora" e que não conseguiria relaxar e pular enquanto torce por seu time.

Camisa do Manchester United 2015-2016 é apresentada pela Adidas

Outras torcedoras e torcedores chamaram a atenção para o decote exagerado fazendo comparações com outros modelos femininos. Uma das comparações foi entre a camisa recém-lançada pela Adidas pelo United e a versão feminina da camisa do time feita pela Nike na última temporada. Outra, entre a camisa do United e os modelos criados pela própria Adidas para outros de seus times, como Chelsea e Bayern de Munique. Veja todas as imagens na galeria:

[[galeria]]

Alguns internautas também aproveitaram o episódio para relembrar que o Manchester United é um dos poucos clubes ingleses que não possui um time profissional feminino, outro fato que faz com que o time seja ocasionalmente acusado de machismo.

Camisa reserva da Lazio faz bela releitura de modelo clássico dos anos 80

Apesar das críticas, no entanto, rapidamente muitas outras internautas defenderam o outro lado da polêmica, elogiando a Adidas por ter lançado um modelo de camisa mais adequado ao corpo feminino. Uma dessas torcedoras, Natalie Dickinson, postou uma foto usando a camisa decotada. "Amei minha camisa. É uma boa mudança, já que eu normalmente me sindo estrangulada por camisetas e camisas de futebol. Essas reclamações são das meninas que não têm peito para preencher a camisa", polemizou.

{Para comprar camisas e outros produtos do Manchester United, clique aqui}

Entre as defensoras da camisa, outro argumento muito frequente foi de que as torcedoras que não ficassem confortáveis com a versão decotada poderiam simplesmente comprar um tamanho pequeno da camisa masculina. Uma dessas torcedoras, Lisa Griffin concluiu: "Adorei a camisa feminina! Celebremos nossas diferenças".