Conheça as camisas das 12 seleções da Copa América e a bola do torneio

0
627

A Copa América começa nesta quinta-feira, com o duelo entre o anfitrião Chile e o Equador, e antes da abertura o Guia do Boleiro mostra tudo que você precisa saber sobre os uniformes que serão usados no torneio. São 12 seleções participantes, vestindo seis marcas diferentes, sendo a Adidas a mais representada com 5 equipes. Marathon e Puma têm duas cada e Nike, Romai e Umbro um time cada.

Confira as camisas das 12 seleções que disputarão a Copa América 2015:

[[galeria]]

As cinco seleções patrocinadas pela Adidas, Argentina, Colômbia, México, Paraguai e Venezuela ganharam novos uniformes para a competição, sendo a maioria respeitando as cores tradicionais de cada país. No caso da seleção mexicana, porém, a marca alemã provocou polêmica ao ignorar o clássico verde e apostar numa camisa titular preta e numa reserva branca.

Já as equipes patrocinadas pelas outras duas gigantes, Nike e Puma, usarão os mesmos uniformes utilizados na Copa do Mundo de 2014. Em relação à seleção brasileira, a Nike apresentou nos últimos dias uma camisa nova para o time feminino, que disputa a Copa do Mundo no Canadá, mas afirmou ao Guia do Boleiro que "numa decisão tomada em conjunto com a CBF, a Seleção masculina vestirá nesta temporada os mesmos uniformes utilizados em 2014".

> Conheça o novo uniforme da seleção brasileira feminina feito pela Nike

No caso do anfitrião Chile, é até compreensível que a Puma não tenha criado uma nova camisa, pois este será a última competição em que a marca patrocinará o país, já que a partir do segundo semestre passa a valer o novo contrato com a Nike. Já para o Uruguai, nenhuma justificativa foi apresentada para a manutenção do uniforme usado no Mundial do ano passado.

Entre as outras marcas presentes no torneio, a Umbro aparece com dois uniformes de visual clássico criados para a seleção do Peru, primeira adversária do Brasil; a Marathon traz camisas com designs ousados e com cores fortes para os times do Equador e da Bolívia e a Romai apresenta, provavelmente, as camisas mais "exóticas", que serão usadas pela Jamaica e trazem até uma referência ao ídolo do país, Bob Marley.

Bola do torneio tem cores que representam a cultura do Chile

Apresentada em novembro pelo volante Arturo Vidal, a bola utilizada na Copa América será a Nike Cachaña. O nome escolhido significa gambeta, uma expressão chilena que equivale a algo como "drible de corpo", um movimento rápido do jogador para se esquivar dos rivais e evitar que a bola seja roubada.

> Conheça todos os detalhes da bola da Copa América, a Nike Cachaña

A Cachaña tem toda sua tecnologia baseada na bola Nike Ordem II, que é usada em competições como a Libertadores, Campeonato Inglês, Campeonato Espanhol e Campeonato Italiano. Em relação ao visual, ela é prioritariamente branca e tem os logotipos da Nike, da Conmebol e da Copa América. Os detalhes coloridos representam o povo chileno (vermelho), o céu do país (azul) e a Cordilheira dos Andes (branco).

Saiba mais detalhes sobre o uniforme de cada seleção da Copa América:

Grupo A

Chile – Puma (modelo Copa 2014)
Equador – Marathon (modelo 2015)
México – Adidas (modelo 2015)
Bolívia – Marathon (modelo 2015)

Grupo B

Argentina – Adidas (modelo 2015)
Paraguay – Adidas (modelo 2015)
Uruguay – Puma (modelo Copa 2014)
Jamaica – Romai (modelo 2015)

Grupo C

Brasil – Nike (modelo Copa 2014)
Peru – Umbro (modelo 2015)
Colômbia – Adidas (modelo 2015)
Venezuela – Adidas (modelo 2015)