Artista americano faz customizações incríveis em chuteiras de futebol

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Já faz tempo que as cores invadiram com tudo o mercado de chuteiras de futebol. Há quem adore, há quem odeie. Para o primeiro grupo, o Guia do Boleiro apresenta o trabalho do artista Troy Cole. Auto-apelidado de Kickasso – mistura da palavra kick (que significa chute em inglês) com o sobrenome do pintor espanhol Pablo Picasso -, o americano cria desenhos que fazem até mesmo as chuteiras mais coloridas de marcas como Adidas, Nike e Puma parecerem discretas.

Cole ganhou experiência customizando carros e motos, mas quando seu pai morreu ele fechou o negócio da família e, há três anos, passou a pintar calçados. "Eu sabia que queria fazer algo artístico e eu sempre colecionei calçados, então pensei em juntar as duas coisas. Comecei pintando tênis abstratos na tela. Um dia, alguém sugeriu que eu pintasse um tênis de fato, eu fiz isso e o resto é história", afirma.

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O trabalho com tênis casuais e de basquete começou a repercutir e, hoje, Kickasso tem clientes inclusive entre os maiores astros da NBA, como LeBron James e Dwayne Wade, além de cantores de hip-hop e atores. Segundo o artista, a produção de cada par pode variar de 20 minutos a 40 horas de trabalho, dependendo da técnica aplicada, e a fila de espera para comprar um produto customizado por ele pode passar de oito meses.

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Com o sucesso, em 2015 o trabalho de Troy Cole finalmente chegou também ao futebol. Este ano, ele fechou uma parceria com a loja norte-americana World Soccer Shop para lançar algumas adaptações de chuteiras consagradas com seu estilo único.

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O primeiro lançamento foi inspirado no Mardi Grass, o tradicional carnaval de rua da cidade de New Orleans. A arte, com as cores roxo, dourado e verde, foi pintada em cima de uma chuteira Nike Magista Obra e, quando foi colocada à venda em fevereiro, se esgotou em oito minutos. Já em março, a segunda criação de Kickasso foi inspirada no Saint Patrick`s Day. Desta vez, a "tela" da pintura foi uma chuteira Nike Mercurial Superfly e a edição limitada se esgotou em menos de um minuto.

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Mais recentemente, a última criação de Cole foi em cima da chuteira Nike Hypervenom, modelo usado pelo brasileiro Neymar. Desta vez, porém, a versão customizada não foi colocada à venda. Ele criou uma peça especialmente para ser leiloada durante o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no dia 2 de abril. A peça acabou sendo adquirida por um colecionador tailandês, que pagou US$ 1325, o equivalente a mais de R$ 4 mil, receita totalmente revertida para a Sociedade de Autismo do Alabama.

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Em breve, o trabalho do artista pode se tornar mais acessível. Com o apoio de um investidor, Cole se mudou para Los Angeles e começou a estudar a melhor forma de "transformar sua paixão em uma marca global". O mais provável é que ele pare de simplesmente customizar calçados de outras marcas e passe a criar seus próprios produtos do zero. Enquanto isso não acontece, você pode acompanhar mais do trabalho do americano em seu perfil no Instagram e no site da sua empresa, a Kickasso Kustoms.

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