11 filmes sobre futebol para assistir na Netflix

0

Embora filmes sobre esportes rendam muitas histórias, poucos deles têm o futebol como fonte de inspiração e modalidades como o beisebol, futebol americano e rúgbi com certeza já renderam muito mais sucessos. O que não significa, no entanto, que não existam bons filmes inspirados no esporte bretão. Por isso, o Guia do Boleiro resolveu reunir 11 opções que estão disponíveis na Netflix.

Camisa de Pelé, chuteira de CR7. Confira 30 relíquias à venda na internet

A própria quantidade de opções (apenas 16) presentes no serviço de streaming mais popular do mundo dá uma ideia de como o futebol é pouco aproveitado por Hollywood. Então, além da lista abaixo, queremos saber dos leitores boleiros: quais histórias do futebol brasileiro ou mundial deveriam virar filmes? Deixe suas ideias nos comentários abaixo da matéria.

Maldito Futebol Clube (2009)

Trata-se de uma cinebiografia do técnico Brian Clough, considerado até hoje "o melhor técnico que a Inglaterra nunca teve", já que apesar da carreira vitoriosa ele nunca foi convidado para dirigir a seleção de seu próprio país. No filme, é abordado apenas o início de sua carreira, quando o sucesso esportivo dividia espaço com as polêmicas extra-campo.

Maradona por Kusturica (2008)

Produzido pelo premiado diretor sérvio Emir Kusturica, o documentário tem a pretensão de mostrar para o público três faces do argentino Diego Maradona: o gênio do futebol, o cidadão politicamente incorreto e o pai de família. Ao longo do filme, Kusturica entrevista Maradona e tira dele declarações inéditas enquanto os dois visitam lugares importantes para a trajetória do ex-jogador.

Hooligans – (2005)

Expulso da Universidade de Harvard, um jovem vai morar em Londres com a irmã e seu marido. Na nova cidade, ele se envolve com um grupo de hooligans, os torcedores ingleses conhecidos como alguns dos mais violentos do mundo.

[[imagem27197]]

Blue Collar Hooligan (2012)

Outra produção que tenta destrinchar o mundo dos hooligans. Desta vez, o protagonista é um torcedor que, por meio de seu envolvimento com o futebol, acaba se tornando um criminoso.

Maracanã (2014)

O filme conta a história do Maracanazzo de 1950 pelo ponto de vista uruguaio, mas sem qualquer postura arrogante. O principal mérito dos diretores Sebastián Bednarik e Andrés Varela foi terem garimpado imagens raríssimas, indo muito além das cenas que o público está acostumado a ver sobre a derrota da seleção brasileira na primeira Copa disputada em casa.

[[imagem27198]]

Atrás da Bola (2014)

Poucos meses antes da Copa do Mundo de 2014, o artista Vik Muniz examina a paixão global pelo futebol e faz uma obra com 10.000 bolas.

Kung Fu Futebol Clube (2001)

Daqueles filmes que só poderiam ser imaginados por mentes asiáticas. Um ex-jogador de futebol arruinado une forças com um ex-monge para formar um improvável time e ganhar a Super Copa Chinesa de futebol.

[[imagem27199]]

Chutando-o (2008)

Este emocionante documentário acompanha seis jogadores de futebol desabrigados que enfrentam a pobreza e o vídeo na preparação para a Copa do Mundo dos Sem-Teto.

1:1 Thierry Henry (2011)

O herói do futebol Thierry Henry estrela este documentário esportivo que mostra sua transferência do Barcelona para os New York Red Bulls em 2010.

[[imagem27200]]

Pelada Futebol na favela (2013)

O filme retrata a garra dos garotos com a bola no pé, a paixão dos torcedores nos campeonatos e todo o universo que envolve o cotidiano das peladas.

Mata Mata (2014)

Este documentário revelador apresenta três jovens jogadores brasileiros em sua luta para chegar ao ápice do estrelato no mundo do futebol.