Iniesta vira sócio de startup que põe câmeras em uniformes de atletas

0

O meia do Barcelona Andrés Iniesta virou o principal garoto propaganda da First V1sion, startup que pretende revolucionar as transmissões esportivas com câmeras oferecendo a visão dos atletas em primeira pessoa. Com o apoio do craque espanhol, a empresa lançou uma campanha de crowdfunding que pretende arrecadar 5 milhões de euros (R$ 17 milhões) para viabilizar o projeto.

Quando camisas de futebol terão micro câmeras acopladas? No basquete já tem

Além de Iniesta, o jogador espanhol de basquete Serge Ibaka, do time da NBA Oklahoma City Thunders, também apóia a First V1sion. Segundo a empresa, seu produto será capaz de fazer transmissões em full HD e em tempo real diretamente dos uniformes de jogadores de futebol, basquete e diversas outras modalidades.

O produto, por enquanto, ainda é um protótipo, mas a startup espanhola afirma que as câmeras colocadas na região do peito serão "invisíveis", seguras e imperceptíveis para os atletas, já que estarão totalmente integradas aos uniformes. E que, com isso, o telespectador terá sensações de velocidade, vertigem e emoção como nunca antes.

Assista aos comerciais da First V1sion com Iniesta e com Serge Ibaka

Como sócios e investidores da empresa, Iniesta e Ibaka lideram a campanha de arrecadação que ganhou a hashtag #SeBuscanValientes. As informações sobre o crowdfunding podem ser encontradas no site oficial da First V1sion (em espanhol e inglês) ou na plataforma BankToTheFuture, similar à mais conhecida Kickstarter e ao brasileiro Catarse. Segundo o Financial Times, a Telefónica já fez um investimento de 60 mil euros, adquirindo 7% da empresa.

[[imagem25870]]Para investidores comuns, o preço mínimo para apoiar a empresa é de 61 euros (R$ 208) e a promessa é de "obter benefícios uma vez que a empresa comece a ganhar dinheiro vendendo a nova tecnologia para equipes de futebol, basquete e outras modalidades de todo o mundo", segundo o site oficial. A estimativa é de que sejam necessários cinco mil investidores para chegar à meta de 5 milhões de euros.

Messi, Hernanes e outros jogadores treinam com protótipos da Adidas

A tecnologia já foi testada em uma partida do Campeonato Espanhol de basquete entre Real Madrid e Barcelona, com a câmera sendo colocada no uniforme do árbitro (assista abaixo). No futebol, os protótipos já estariam sendo usados por jogadores do Barcelona. E o time catalão parece mesmo ser o favorito a estrear a novidade, já que a Telefónica, por meio dos canais Movistar TV e Canal+ tem os direitos de transmissão das partidas da equipe.

[[video25872]]