Valores de patrocínio de camisas na Europa cresce 20%

0
42

A empresa Repucom, uma das mais conceituadas em estudos de marketing esportivo, divulgou uma pesquisa sobre os valores de patrocínio de camisas na Europa na temporada 2014-2015. O principal destaque do estudo aponta que os espaços publicitários nos uniformes dos times europeus aumentaram a renda em 20% em relação à temporada anterior.

A Europa na pesquisa está sendo considerada por seis campeonatos do Velho Continente (Premier League, Primera Division, Bundesliga, Serie A, Ligue 1 e Eredivisie), e o valor aumentou de 570 mi de euros para 687 mi.

VEJA: 20 imagens incríveis do abandono em estádio de jogo do Brasil na Copa 94

O Campeonato Inglês (Premier League) obteve um crescimento de 36%, principalmente pelo gigante patrocínio da Chevrolet com o Manchester United, que gera aos cofres vermelhos 54 mi de euros por ano. Todas as outras ligas também tiveram aumento na arrecadação, com exceção do campeonato holandês, que teve queda de 5%.[[imagem25176]]

Com relação aos investimentos de empresas estrangeiras, os aportes dos Emirados Árabes foram os campeões com 120 mi de euros, enquanto na temporada de 2008/09 eles não chegavam a 20 mi. Outro dado interessante é que as injeções financeiras dos Estados Unidos estão em terceiro lugar com 82 mi, sendo que em 2009/10 também não chegavam aos 20mi.[[imagem25177]]

Ainda no quesito investimentos estrangeiros, o Campeonato Espanhol é o que mais recebe dinheiro de empresas de fora do país (86%), enquanto a Alemanha se mostra pouco aberta ao aporte estrangeiro com apenas 24%. [[imagem25178]]