Conheça a Le Coq Sportif e seu retorno aos holofotes do futebol

0
435

Que bom que várias marcas esportivas que marcaram história no futebol estão conseguindo retornar ao cenário. A Umbro, depois de comprada pela Iconix Group junto à Nike, tem se comportado como uma fênix. A New Balance voltou a estar nos pés de vários atletas e deve vestir o Liverpool em breve. Agora, a francesa Le Coq Sportif deve ser a nova fornecedora de uniformes da Fiorentina.

Diante desse “feito”, separamos alguns destaques dessa charmosa empresa francesa nascida em 1882. Isso mesmo, a empresa fundada por Émile Camuset tem 134 anos de existência. Até o símbolo da Le Coq Sportif é simpático: um galo, também ícone da seleção francesa.

Receba as notícias do gb direto no seu navegador. Baixe nossa extensão Chrome

Você sabia que a Le Coq Sportif fez o uniforme do Internacional, de Porto Alegre, e do São Paulo? Foi em 1982 que a marca do galo confeccionou uma bela camisa colorada clássica com gola polo, além de vestir o São Paulo nos primeiros anos da década de 80. Em 82, vestiu a seleção da Itália, campeã da Copa na Espanha, e forneceu a chuteira do meia Zico, do Brasil. O que não deve ter sido uma coincidência visto que o apelido do craque flamenguista era galinho.

Na edição seguinte do Mundial, Maradona ergueu a taça de campeão da Copa de 1986 vestindo a camisa da Argentina com o símbolo da Le Coq Sportif. [[galeria]] Esse período foi o de maior glória e exposição para a marca francesa. Depois disso, ainda conseguiu se manter em alta estampando seu símbolo nas camisas do Everton. No entanto, em 2008, com a crise mundial, a Le Coq, assim como tantas outras, se retraiu e sumiu dos cliques.

Mesmo assim, a marca procurou não se ausentar do futebol. Nos últimos anos, vestiu alguns times asiáticos, muito mais baratos de se patrocinar, mas focou suas atividades no tênis e no ciclismo para continuar viva, lucrando.

Agora, a notícia de que a marca vai voltar aos holofotes da Europa é ótima para a variedade e concorrência entre as marcas de futebol. Não tanto financeiramente, mas pelo menos no quesito variedade de designs e propostas, que é tão sentida pelo torcedor. É aguardar. Retornando, pode ter certeza que os uniformes da Fiorentina ficarão sensacionais. Torcedores de qualquer clube vão querer comprar pelo que é: uma bela camisa. [[imagem22833]]