Falta quanto tempo para Neymar se tornar o nome mais valioso da Nike?

0
200

O posto de número 1 da Nike pertence atualmente a Cristiano Ronaldo, votado como melhor do mundo pela FIFA em 2013. Mas até quando? Ele tem tudo que uma marca poderia procurar: excelência no esporte, um rosto bonito, personalidade marcante e status de pop star. Não é por acaso que é o jogador mais bem pago do mundo.

O atacante do Real Madrid tem dois títulos de melhor do mundo, enquanto Lionel Messi (patrocinado pela rival Adidas) possui o dobro. No entanto, mesmo nos anos anteriores, Cristiano Ronaldo tinha valor de mercado maior que o argentino para as marcas. No campo, a maioria diz que Messi é melhor que CR7. E fora dele? A personalidade introvertida do argentino não é páreo para o imã de holofotes português. [[galeria]]

Mas até quando? Já faz algum tempo que a patrocinadora Nike faz pequenos testes para medir a popularidade de Neymar. E o retorno tem sido muito bom. Assim como Messi pela Adidas, CR7 é o único jogador da Nike a ter uma linha exclusiva com chuteira e coleção de roupas personalizadas. No entanto, o atacante brasileiro ganhou no ano passado uma coleção de roupas customizadas e estrelou a linha Nike F.C.

Agora, na maior competição do futebol no planeta, a Copa do Mundo, Neymar é o jogador mais valioso pela empresa de Oregon. Questionada sobre isso, a marca desconversa, mas também não esconde o potencial do atacante. “Neymar está vivendo uma jornada que nenhum outro está. O jeito que ele joga futebol, a maneira que ele traz empolgação para o jogo…”, analisou o diretor de comunicação da Nike do Brasil, Alexandre Alfredo.

LEIA: Contra Chile, Neymar trocou chuteira dourada por antiga mais amaciada

Neymar foi o único na competição a ganhar uma chuteira exclusiva da Nike, a "Sonho dourado" (Messi também recebeu sua versão pela Adidas). CR7 botou nos pés a Mercurial que está sendo usada por dezenas de outros jogadores. Embora ele tenha ganhado uma versão especial com cano baixo, a Nike não apontou o refletor para os pés dele, como fez para Neymar. Claro, a marca já estava ciente de que o Brasil tinha mais chances que Portugal. Não sabemos se o português ganharia uma versão única de chuteira. Provavelmente não. Além do fato do maior sucesso e permanência na Copa do Mundo, Neymar tem outros pontos que o tornam breve sucessor do posto de número 1 da Nike, que hoje é de Cristiano Ronaldo e já foi de Ronaldo Fenômeno. Coincidentemente, CR7 e Neymar nasceram no dia 05 de fevereiro. O português tem 29 anos, sete de diferença para o ex-santista. Portanto, naturalmente, um dia o português não conseguirá manter o vigor físico e mesmo nível de seu futebol.

Além da questão da idade, Neymar tem dois aspectos mais interessantes que Cristiano Ronaldo. Primeiramente, é o fato de que ele joga pela seleção brasileira, pentacampeã mundial e candidata ao sexto título. Além disso, entre os dois jogadores, Neymar tem mais a cara, o jeito, o estilo, o DNA da Nike. A campanha atual da empresa se chama Arrisque Tudo, e, apesar de CR7 ter também seu talento inquestionável, o brasileiro tem um futebol mais lúdico e envolvente, mais de acordo com o que a Nike procura. “Ele é o tipo de atleta que arrisca tudo para ser brilhante, e nós queremos que ele faça isso”, completa Alexandre Alfredo.

O ponto que joga contra Neymar talvez seja também a pedra na chuteira do brasileiro. Cristiano Ronaldo impera isolado no Real Madrid. E, mesmo que Bale (também Adidas) ofusque um pouco o brilhantismo individual do português, os dois se completam em campo. Cada um por um lado do campo. Mas e Neymar e Messi? O Barcelona já mostrou dificuldades em encaixar os dois em campo. O ex-técnico Tata Martino não conseguiu. Neymar isolado num lado, como o treinador o havia colocado, não rendeu. O brasileiro tem que jogar solto, um pouco sem posicionamento fixo. Entrando pela esquerda, pelo meio, falso 9,… Essa movimentação é bem parecida com a função de Messi. Como encaixar os dois?

CONHEÇA: As chuteiras “solitárias”, bizarras e desconhecidas da Copa

Mas até lá, a Copa do Mundo ainda vai escrever um capítulo extremamente importante na história desses dois jogadores. CR7, infelizmente, já está fora. Quando o Mundial acabar, talvez os dois não consigam realmente apresentar seu melhor futebol jogando juntos no Barça nos próximos meses. Entre várias possibilidades, talvez Neymar vá para outro clube buscar seu brilho e candidatura ao título de melhor do mundo. Talvez Messi siga esse caminho. Talvez algum técnico brilhante encontre uma forma de os dois conseguirem brilhar juntos no time. Talvez o melhor caminho seja os dois se revezarem nessa função de jogarem “soltos”.

Deixando o quesito do futebol de lado e retornando ao mercadológico, caso tudo ocorra bem para Neymar e ele continue se aprimorando como atleta, o ex-santista vai, sim, assumir o posto de número 1 da Nike e será o mais bem pago do mundo. “Ele tem essa “coisa de rockstar”, e de certa forma os jogadores de futebol são os rockstar de hoje”, comenta o diretor da Nike. Resta saber como Neymar vai desenhar sua futura trajetória para brilhar ainda mais, assim como a marca norte-americana deseja, com os pés cintilando em dourado.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here