Veja significado dos emblemas e inscrições nas camisas da Copa

0
147

Os 64 uniformes das 32 seleções presentes na Copa do Mundo apresentam um leque enorme de cores, designs e aspectos. No entanto, com relação aos emblemas e inscrições presentes nessas camisas, todas seguem um padrão definido pela FIFA.

Infográfico: As camisas, chuteiras, bolas e outros equipamentos da Copa

Todas as camisas apresentam no lado direito da manga o logo da Copa do Mundo, com as inscrições FIFA World Cup Brasil 2014. Isso mesmo, a palavra Brasil é escrita na origem nacional e não na praticada no exterior, Brazil com Z.

Na manga do lado esquerdo, as camisas levam o selo do Football For Hope (Futebol para a esperança), que é um programa social global da FIFA para a auxílio a centenas de milhares de jovens no planeta. [[galeria]] Além dos símbolos nas mangas, os capitães de cada equipe levam uma tarja que envolve a manga com uma das inscrições mais recitadas pela entidade máxima do futebol: “My game is fair play” (Meu jogo é fair play, o slogan que prega o futebol limpo e cordial entre os adversários em campo).

LEIA TAMBÉM: Site recria melhores momentos da Copa em estilo Atari

Fora dos símbolos padronizados pela FIFA, existem outras inscrições que podemos observar nas roupas da Copa. As camisas das fabricantes Nike e Adidas estão vindo com os dados da partida específica do Mundial, geralmente abaixo do escudo.

A estreia do Japão, por exemplo, que tomou uma virada de 2 a 1 para a Costa do Marfim, veio com as inscrições das duas seleções, a data do jogo e o local do duelo, Recife. Já a camisa da Holanda, que goleou a Espanha por 5 a 1, contou até com as bandeiras das equipes na região da inscrição.