Relembre 7 comerciais históricos da Nike antes de Copas do Mundo

0

Desde que foi ao ar na manhã de sexta-feira, o comercial "Quem ganha fica", da Nike, se tornou o principal assunto entre os apaixonados por futebol na internet – e nas mesas de bar. A peça, no entanto, não foi a primeira da marca a deixar os torcedores de boca aberta a poucas semanas do início de uma Copa do Mundo.

Veja também: Nike lança Flyknit Mercurial Superfly IV, de cano alto

Nesta matéria, o Guia do Boleiro resgata campanhas da marca dos últimos cinco mundiais e duas do atual (além de três vídeos de bônus). Os vídeos mostram bem a evolução da participação da Nike no futebol, contando com cada vez mais jogadores e equipes patrocinadas. E investindo cada vez mais na produção publicitária.

Confira na galeria algumas imagens dos comerciais e, abaixo, assista cada um deles:

[[galeria]]

1994 – The Wall (O muro)

Na época da Copa dos Estados Unidos, a participação da Nike no mercado do futebol ainda era muito pequena. Mesmo assim, a marca já mostrava a vontade de usar os melhores efeitos disponíveis à época em sua campanha.

[[video15624]]

1998 – Aeroporto

Entre as seleções mais tradicionais do futebol, a brasileira foi uma das primeiras a ser patrocinada pela marca norte-americana. Por isso, desde 1998 os jogadores do país têm presença cativa nos anúncios. E antes da Copa da França o Brasil foi o protagonista com exclusividade.

[[video15625]]

2002 – A jaula

A campanha para a Copa da Coreia do Sul e do Japão foi a primeira a apostar na fórmula de reunir diversos craques de diferentes países em um mesmo comercial. Como resultado, um torneio inimaginável e inesquecível entre alguns dos melhores do mundo na época.

[[video15626]]

2006 – Joga Bonito

Para a Copa da Alemanha, com Figo em alta e Cristiano Ronaldo já brilhando, a opção foi por simular um duelo entre Brasil e Portugal. As provocações antes do apito inicial, no entanto, fazem com que o jogo comece nos bastidores do estádio.

[[video15627]]

2010 – Escreva o futuro

Há quatro anos, na África do Sul, o vídeo mostrava o futuro de cada astro dependendo de seu desempenho em campo. Com o alcance cada vez maior da internet, o comercial se tornou viral da noite pro dia.

[[video15628]]

2014 – Ouse ser brasileiro

Com a Copa acontecendo no Brasil, o país ganhou um vídeo exclusivo, lançado no final do ano passado e celebrando a ousadia dos jogadores daqui.

[[video15629]]

2014 – Quem ganha fica

Apenas 24 horas depois de ser publicado no YouTube, o comercial que conta com Cristiano Ronaldo, Neymar, Iniesta, Ibrahimovic, Thiago Silva, Anderson Silva, Kobe Bryant, entre outros, já havia sido assistido por mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Se você ainda não viu, confira abaixo:

[[video15630]]

Vídeos bônus

Além dos comerciais feitos especificamente como aquecimento para Copas do Mundo, a Nike também criou outras campanhas marcantes em anos sem o torneio da Fifa. Confira:

1996 – Bem contra o mal

[[video15631]]

2008 – Passe para o próximo nível

[[video15632]]

2012 – Brasil x Brasil

[[video15633]]

Lembra de outros comerciais marcantes? Deixe como sugestão nos comentários.