Em propaganda alemã, Pelé pede para rival "deixar" o Brasil vencer a Copa

0

O Rei do Futebol deve, em breve, se ver envolvido em mais uma polêmica, dessa vez, por sua participação em uma propaganda alemã. Em um comercial da montadora Volkswagen veiculado apenas na televisão do país europeu, Pelé aparece no papel fictício de "ministro do futebol" e faz um pedido para que os alemães "joguem um pouquinho menos" para que o Brasil possa vencer a Copa de 2014.

Retrospectiva 2013: Camisa do Coritiba é eleita a 3ª mais bonita do mundo

Em junho, Pelé foi muito criticado ao gravar um vídeo pessoal no qual pedia que os brasileiros esquecessem as manifestações que estavam acontecendo pelo país para apoiar a seleção durante a disputa da Copa das Confederações. Depois disso, ele já havia participado de um bem humorado comercial da Head & Shoulders ao lado do técnico Joel Santana.

Confira o vídeo da Volkswagen e, abaixo, o texto em português do pedido de Pelé:

[[video11597]]

"Meus queridos irmãos alemães, hoje eu quero falar de um assunto muito especial. Antes de tudo, gostaria de parabeniza-los pelo excelente desempenho no futebol. O passado nos ensinou a reconhecer qualidades alemãs, tais como determinação e um grande comprometimento com o jogo.

De repente, os alemães começaram a jogar um futebol rápido e elegante, assim como os brasileiros”, prosseguiu o ex-jogador antes de fazer o pedido. Entretanto, eu gostaria que considerassem o seguinte: nós brasileiros estamos aguardando o torneio mais importante de futebol no mundo em nosso país. Já imaginaram o que seria para nós não ganhar esse torneio?

Então, minha solicitação é a seguinte: joguem um pouquinho menos. Em meu nome, quero agradecer a sua compreensão e desejo uma boa sorte para vocês em 2018. Muito obrigado".

Propaganda direcionada já causou dor de cabeça para a Pepsi em 2013:

Em novembro, foi a Pepsi quem fez uma propaganda "infeliz" direcionada para o público de apenas um país. Na ocasião, a marca de refrigerantes criou uma série de imagens com um boneco vudu de Cristiano Ronaldo antes do confronto entre Portugal e Suécia pelas Eliminatórias da Copa. A campanha era direcionada apenas para os suecos, mas irritou os portugueses, que se vingaram após a vitória no jogo. Relembre na galeria:

[[galeria]]