Retrospectiva das chuteiras lançadas em 2013

0

Nunca se viu um ano com tantos lançamentos de chuteiras e novas tecnologias como foi 2013. Não só as marcas dominantes do esporte, mas foi visto também que as empresas menores introduziram no mercado inúmeras novidades.

Tanto a Nike como a Adidas apresentaram um novo modelo de chuteira cada, a Hypervenom (de Neymar) e a Nitrocharge (de Daniel Alves), respectivamente, antecedendo a Copa das Confederações. Completando as três marcas que mais atuam no mercado do futebol, a Puma deixou para o ano que vem para apresentar a sua nova futura linha, que vai se chamar evoPower.

[[galeria]]Mesmo sem apresentar um novo modelo neste ano, a Puma reformulou suas linhas existentes e o Guia do Boleiro testou e conferiu de perto as inovações das chuteiras evoSpeed, utilizada por Agüero e Falcão Garcia, e King, usada por Yayá Touré.

Outra marca que não apresentou um novo modelo foi a japonesa Mizuno. A patrocinadora do atacante Hulk (que usa a chuteira Neo Morelia – também testada pelo gb) também reformulou seus modelos, como a Wave Ignitus, cujo principal garoto-propaganda é o meia Keisuke Honda.

Já a marca inglesa Umbro apresentou em junho um modelo chamado GeoFlare (Flare quer dizer incendiar). A GeoFlare trouxe uma inovação interessante, que é uma placa de borracha ao redor do cabedal para maior aderência com a bola, “mesmo em condições de chuva” segundo o fabricante.

Além de novos modelos de chuteiras, as empresas apostaram bastante em novas tecnologias e designs. Em junho, a marca italiana Lotto lançou uma chuteira com tecnologia refletora chamada Solista, que fazia a chuteira brilhar sob a baixa incidência de luz, a mesma que podemos ver durante a noite em tênis de corrida. Passados alguns meses, tanto a Adidas quanto a Nike também adotaram essa característica para uma de suas coleções.

Com relação a cores e design, as maiores marcas do esporte oscilaram entre séries coloridas, como a Samba da Adidas que homenageia o Brasil, e pretas, adotadas principalmente para chuteiras clássicas.