Adidas cria bola comemorativa aos 20 anos do Campeonato Japonês

0
149

Em 2013, A J-League comemora 20 anos da sua recriação e, para comemorar, a Adidas lançou uma bola especial para esta edição do torneio. A empresa alemã é a patrocinadora esportiva oficial do Campeonato Japonês.

A bola se chamará Tango 12 kotohogi, que significa algo próximo de “celebração” ou “benção”. O design da redonda é o que chama mais a atenção: há um quadrilátero vermelho bem forte nos arredores da bola e, tanto na parte de dentro quanto na de fora deste quadrado, existem diversas bolinhas em sequência e coloridas.

O conceito é lembrar fogos de artifício e as variedades de cores que compõem a cultura japonesa. Ainda há o emblema J-League e o logo abaixo com as inscrições 20th Anniversary, ou o vigésimo aniversário da Liga.

O brasileiro Zico foi um dos jogadores mais importantes para a divulgação da Liga, criada em 1993. Ele atuou por duas temporadas no Sumimoto Metals, hoje o Kashima Antlers, e foi importante para o desenvolvimento do campeonato. Foi inclusive dirigindo um time do Japão que Zico iniciou sua carreira de treinador, em 1999, para mais tarde dirigir a seleção japonesa na Copa do Mundo de 2006.

Outros importantes jogadores brasileiros já se destacaram em solo japonês, como os corintianos Danilo e Émerson Sheik (artilheiro da competição em 2004), o atacante da Seleção Brasileira Hulk, e os tetracampeões Jorginho e Bebeto.

[[imagem3862]]